top of page

10 alimentos que não se pode comer quando se faz tatuagem


Depois de fazer uma tatuagem é recomendado evitar alguns tipos de alimentos, como frituras, salsichas, presunto, doces, bebidas alcoólicas e frutos do mar, pois podem estimular a inflamação no corpo, o que acaba atrasando e prejudicando a cicatrização da tatuagem.

Além disso, esses alimentos, conhecidos como "alimentos remosos" podem favorecer o desenvolvimento de reações alérgicas, o que também pode interferir no processo de cicatrização da tatuagem.

É importante evitar esses alimentos durante 2 a 4 semanas, pois é o período de maior cicatrização, e dar preferência para alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, como nozes, frutos vermelhos, laranja, salmão, chia e gergelim, por exemplo.

Os principais alimentos que devem ser evitados depois de fazer uma tatuagem são:

  1. Carne de porco;

  2. Frituras, hambúrguer e fast-food;

  3. Refrigerantes, sucos prontos e bebidas alcoólicas;

  4. Embutidos, como salsicha, presunto, salame, mortadela;

  5. Doces, chocolate, bolo e sorvete;

  6. Macarrão instantâneo;

  7. Comidas prontas congeladas;

  8. Barras de cereal;

  9. Caldo de carne em cubo;

  10. Frutos do mar, principalmente camarão.

Esses alimentos, além de poderem interferir no processo de cicatrização, podem também favorecer o surgimento algumas doenças quando consumidos de forma excessiva e frequente, como colesterol alto, diabetes e aterosclerose, por exemplo. Assim, é recomendado manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo depois que a tatuagem estiver cicatrizada.


O que pode acontecer se comer esses alimentos? Para que possuam efeito negativo no processo de cicatrização, é preciso que os alimentos inflamatórios sejam consumidos em grandes quantidades e de forma regular, pois isso estimula um ambiente favorável à inflamação dentro do organismo, o que pode resultar no aparecimento de sintomas como:

  • Inchaço e vermelhidão no local;

  • Coceira intensa na tatuagem;

  • Dor na região da tatuagem;

  • Febre baixa e presença de pus, o que pode ser indicativo de infecção;

  • Formação de queloide, que é uma cicatriz em alto relevo.

Dessa forma, é importante evitar o consumo desses alimentos para que seja possível favorecer a cicatrização e dar preferência a alimentos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de fazer uso de pomada cicatrizante e antibiótica na tatuagem durante 15 dias, passar protetor solar e evitar que a tatuagem fique diretamente exposta ao sol.


Fonte:

  • ARQUIVOS BRASILEIROS DE ENDOCRINOLOGIA & METABOLOGIA. Papel da dieta na prevenção e no controle da inflamação crônica - evidências atuais. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302008000600006&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 23 Out 2020

  • GANTWERKER, Eric A.; HOM, David B. Skin: histology and physiology of wound healing. Facial Plast Surg Clin North Am. Vol 19. 3 ed; 441-453, 2011


댓글


bottom of page