top of page

14 dúvidas comuns sobre o coronavírus (COVID-19)

A COVID-19, conhecida como doença do coronavírus 2019 ou Coronavirus disease 2019, é uma infecção causada por um tipo novo de coronavírus, o SARS-CoV-2, e é caracterizada pelo surgimento de sintomas semelhantes aos de gripe, como febre, dor de cabeça e mal estar geral, além de haver dificuldade para respirar.

Essa infecção surgiu primeiramente na China, mas foi rapidamente espalhada por vários países, sendo agora a COVID-19 considerada uma pandemia. Esse espalhamento rápido é principalmente devido à forma fácil de transmissão do vírus, que é por meio da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias que contêm o vírus e que ficam suspensas no ar.

Por isso, é importante que sejam adotadas medidas de prevenção para evitar o contágio e a transmissão, ajudando a combater a pandemia.

Por ser um vírus novo, são poucas as informações disponíveis e são várias as dúvidas existentes. A seguir, juntamos as principais dúvidas sobre a COVID-19 para tentar esclarecer cada uma:

1. O vírus se transmite pelo ar?

A transmissão do vírus que causa a COVID-19 acontece principalmente por inalação de gotículas de saliva ou de secreções respiratórias que ficam presentes no ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, por exemplo, ou por meio do contato com superfícies contaminadas.

Por isso, para evitar a transmissão, é recomendado que as pessoas que foram confirmadas com o novo coronavírus, ou que apresentem sintomas que sejam indicativos da infecção, utilizem máscaras de proteção para evitar passar o vírus para outras pessoas.

Não há casos e nem evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido através de picada de mosquitos, como o que acontece no caso de outras doenças como dengue e febre amarela, por exemplo, sendo apenas considerada que a transmissão acontece por meio de inalação de gotículas suspensas no ar que contenham o vírus. 

2. Quem não tem sintomas pode transmitir o vírus?

Sim, principalmente devido ao período de incubação da doença, ou seja, o período entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas, que no caso da COVID-19 são de cerca de 14 dias. Assim, a pessoa pode ter o vírus e não saber, sendo teoricamente possível a transmissão para outras pessoas. No entanto, a maior parte das contaminações parece acontecer apenas quando a pessoa começa a tossir ou espirrar.

Por isso, no caso de não se ter sintomas, mas estar incluído em um grupo de risco ou ter tido contato com pessoas que foram confirmadas com a infecção, o recomendado é que seja feita a quarentena, porque dessa forma é possível verificar se houve o desenvolvimento dos sintomas e, em caso positivo, impedir o espalhamento do vírus.


Fonte: tua Saúde

Comments


bottom of page