7 dicas para se alimentar melhor no verão
- Nutricionista Patricia Florêncio
- 20 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

A boa alimentação traz benefícios para a disposição física, para o humor, para o sono e para a pele. Durante o verão, é especialmente importante manter o corpo bem hidratado e a pele bem protegida. Para isso, é importante manter um cardápio nutritivo e saudável, que reflita no bom funcionamento do organismo. Confira então 7 dicas para comer bem durante os meses mais quentes do ano.
Alimentação no verão
1. Consuma alimentos que hidratam
Incluir alimentos com bastante água em sua composição é uma maneira de garantir que o corpo fique bem hidratado durante o verão. É importante aliar a isso o consumo de água em quantidade suficiente para evitar a desidratação. Entre estes alimentos, podemos citar o tomate (com 95% de água) e a alface (96%), que também são ricos em vitaminas e têm poucas calorias.
2. Fotoprotetores naturais
Existem muitos exemplos de alimentos antioxidantes que são também potencializadores do filtro solar. Eles não substituem o produto, mas ajudam a aumentar a proteção da pele exposta ao sol. A laranja, o morango, a tangerina e outros exemplos ricos em vitamina C ajudam a combater o fotoenvelhecimento. Já alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o pêssego e a uva, são conhecidos por acelerar o processo de bronzeamento da pele.
3. Mantenha seu intestino funcionando bem
O feijão-preto, o brócolis, a abóbora e frutas, como o abacate e a maçã, são poderosos exemplos de alimentos ricos em fibras. Uma das principais atribuições das fibras é regulamentar as funções do intestino. Em consequência, são evitados inchaços e dores abdominais. As fibras trazem ainda outros benefícios para o corpo: previnem doenças do coração e ajudam a controlar o diabetes.
4. Evite alimentos gordurosos ou com conservantes
Esta é uma regra que deve ser seguida durante todo o ano, porque esse tipo de comida demora para ser processada pelo organismo e prejudica a saúde do corpo. No verão, o organismo fica ainda mais sensível e as chances de alimentos como esses atingirem o estômago, causando o mal-estar, são muito maiores.
5. Prefira os picolés de frutas
Verão combina com muito com sorvetes e picolés. Procure evitar os sorvetes altamente industrializados, que apresentam alta taxa de gordura. Os picolés costumam ser uma opção saudável, especialmente se o sabor for de fruta: possuem poucas calorias e, de quebra, ajudam a manter a hidratação.
6. Faça refeições leves
Durante o verão é importante manter uma alimentação leve, que proporcione bem-estar. Assim, os dias de calor ficam mais agradáveis e suportáveis. Carnes magras, saladas, queijos brancos e cereais integrais são alguns exemplos de alimentos que podem constar no cardápio.
7. Não esqueça dos carboidratos!
Eles são fonte de energia, também necessária para aproveitar bem os dias de férias na praia ou de descanso em casa. Portanto não deixe de consumir alimentos como massas, pães e arroz. Dê preferência para os integrais.
Acompanhe o blog para ler mais dicas saudáveis e nutritivas!
תגובות