O confinamento até pode limitar o Carnaval, mas com criatividade há várias atividades para fazer com as crianças em casa. Veja algumas sugestões.
Escolher o disfarce, comprar os acessórios e entrar no desfile da escola: tudo isto aconteceria num ano normal, coisa que 2021 não está a ser. Por isso, mesmo estando em confinamento, compartilhamos consigo algumas atividades para fazer com as crianças em casa, no Carnaval.
Formas simples e divertidas de passar uma época do ano marcada pela alegria, pela animação, pelas inúmeras festas e desfiles. Só precisa de criatividade, paciência e um pouco de tempo para fazer deste Carnaval o melhor possível.
ATIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS EM CASA
Sugestões que até vão fazer esquecer que vivemos uma pandemia e nos encontramos todos em confinamento. Mas há uma regra importante a respeitar: aproveite para reunir a família nos preparativos e terá a garantia de momentos especiais em casa. Tome nota!
1 Decorar a casa
Fitas, confetis e muita cor: são os acessórios indispensáveis para encher a casa de espírito carnavalesco e fazer com toda a família entre no espírito de Carnaval.
Não tem estes materiais? Então, chegou a hora de DIY: aproveite os restos de cartolinas, fitas e folhas coloridas que tenha em casa e crie a sua própria decoração.
2 Fazer os seus próprios disfarces
Provavelmente, ainda tem aí por casa os disfarces de Carnaval de anos anteriores, por isso, se os mesmos ainda servirem às suas crianças, então, dê-lhes uso. Caso contrário, veja se é possível fazer alguns ajustes para adaptar a um novo disfarce. Por exemplo: um vestido de princesa pode ser convertido num fato de bailarina.
Há também algo que nunca falha: quem nunca usou um lençol e fingiu ser um fantasma?
3 Fazer máscaras
Só precisa de elástico ou fitas, cartolina ou folhas grossas ou pratos de plástico ou papel e tintas ou marcadores. Recorte no papel o formato da máscara pretendida – até pode ser o rosto de algum desenho animado apreciados pelas crianças – fazer o buraco dos olhos e nariz e decorar a preceito. E nesta tarefa todos ajudam!
4 Organizar um desfile
Se há algo que a pandemia nos mostrou é que a distância física não tem de significar distância emocional, por isso, dê uso às novas tecnologias, para ligar à família e prepare um desfile de Carnaval caseiro, para que todos possam ver.
É uma excelente forma de conviver com quem está longe, de espalhar alegria, assim como para ver os disfarces de toda a família. E sim, os graúdos também podem entrar na brincadeira!
5 Preparar comida especial
Festa que é festa tem de ter doces, por isso, por que não levar os miúdos para a cozinha e preparar umas bolachinhas deliciosas? Pode escolher as que mais gostar e adaptar o formato ou a decoração a elementos temáticos, como máscaras, fantasmas ou palhaços.
Ou, então, fazer uns cupkakes e depois decorar com sprinkles bem coloridos.
6 Dançar
Liberte espaço na sala, coloque música bem animada, aumente o volume e chame toda a família para dançar. O Carnaval é muito isto: dar um pézinho de dança e extravasar todas as más energias, para que guardemos apenas as coisas boas.
Estão, assim, criados todos os meios para um verdadeiro Baile Carnaval em casa, em pleno confinamento.
7 Caça ao tesouro
E com o pico de energia das crianças bem lá no alto, aproveite para desfrutar de mais momentos animados e divertidos.
Uma dessas brincadeiras é a tradicional caça ao tesouro, que pode, na verdade, ser realizada em qualquer altura do ano. Esconda alguns miminhos pela casa, como rebuçados, chocolates ou pequenas lembranças e crie pistas que levem a desfrutar cada presente.
Mas não lhes facilite a vida. Este jogo é uma excelente oportunidade para estimular as mentes mais novas e levá-las ao desenvolvimento do raciocínio.
8 Ver filmes temáticos
Para relaxar depois de toda a azáfama da preparação carnavalesca, então, aproveite a tarde para escolher alguns filmes temáticos. Prepare as pipocas e reúna toda a família no sofá, em frente à televisão, para um serão bem descontraído e tranquilo.
Como vê, lá por termos um Carnaval diferente não tem de ser necessariamente uma época menos divertida. Muito pelo contrário: com estas sugestões, haverá muito com que entreter os mais novos e, com isso, tirar o máximo de proveito do tempo em família.
Comentarios