Seguir um novo estilo de vida requer planejar metas, mudar os hábitos e frequentemente dietas são recomendadas. Controlar o peso, reeducar a alimentação ou equilibrar o cardápio é um objetivo para quem busca uma vida mais saudável.
Devido a novas pesquisas e aos resultados que em geral apresenta, a dieta Low Carb tem sido uma das mais procuradas nos últimos dois anos. Cortar arroz, pães e massas parece ser a solução e está na moda. Só que nem sempre os resultados são positivos.
Primeiro é preciso entender que o termo dieta, tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida”.
Muitas vezes, associamos as dietas somente como uma forma de controlar o peso, mas a palavra se refere aos hábitos alimentares individuais, um conjunto de alimentos e bebidas que são ou devem ser ingeridos usualmente por uma pessoa.
A Dra. Julieta C. Ferreyra Ritta, especialista em Nutrição Funcional e Saúde Quântica, Mestre em Ciência dos alimentos e nutricionista na Biogenetika, explica que nem todas as pessoas precisam emagrecer, mas sim cuidar da saúde.
Deu para entender que essa história de “dieta da moda” é assunto sério. Mas como descobrir qual a dieta certa?
O seu DNA pode trabalhar ao seu favor. O exame BioDiet da Biogenetika mapeia quatro genes e a partir deles descobre qual opção mais indicada. Um desses genes é o FTO, que influencia na famosa sensação de saciedade. O gene FTO é identificado como um dos contribuintes da obesidade, ou seja, fundamental na queima de calorias e controle do apetite. Sendo possível amenizar sua ação através de uma dieta adequada e com a prática de exercícios regularmente.
Além disso, o BioDiet analisa como o organismo metaboliza a cafeína e o ácido fólico, se existe risco genético de desenvolver doença celíaca e/ou intolerância à lactose. Indica se é necessário suplementar nutrientes importantes, como os ômega 3 e 6 e o ácido fólico em sua forma ativa (metilfolato), quais os melhores tipos de gordura para cada um (monoinsaturadas ou poli-insaturadas) e, além de todas essas análises, indica a melhor dieta para cada um, considerando quatro tipos possíveis:
Dieta Low CarbA dieta Low Carb, que indica o consumo dos mesmos para 40% da alimentação;
Dieta MediterrâneaA dieta Mediterrânea, que é rica em peixes e ômega 9;
Dieta EquilibradaA dieta Equilibrada, que aceita um percentual de carboidratos um pouco maior, sempre priorizando os de melhor qualidade;
Dieta Low FatA dieta Low Fat, que foi justamente a que perdeu destaque para a Low Carb e que em muitos casos de obesidade pode ser mais interessante considerando os genótipos apresentados.
São grandes os benefícios que a Biogenetika traz para a sua saúde. Através de análise do seu DNA com a ajuda do exame BioDiet, ficou fácil descobrir qual o a dieta certa para você.
Fonte: Biogenetika
Comments