A cozinha oriental é boa fonte de inspiração para preparos rápidos. Nesta receita, o molho de shoyu e mel e o toque picante dos legumes de acompanhamento dão ares renovados ao salmão. O prato, cheio de hortaliças, fica lindo e a receita rende quatro porções, ou seja, boa pedida para receber amigos!
PARA OS LEGUMES PICANTES
INGREDIENTES
½ repolho roxo (cerca de 400 g)
1 cenoura
1 xícara (chá) de edamame congelado (soja verde)
1 cebola
1 dente de alho grande
½ colher (sopa) de gengibre ralado
1 pimenta dedo-de-moça
1 ½ colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
sal a gosto
folhas de manjericão a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Descarte o talo central, apóie o repolho na tábua e corte em 6 gomos. Fatie os gomos em pedaços de 3 cm, transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto prepara os outros ingredientes.
Lave, descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido do comprimento. Fatie cada metade, na diagonal, em meias-luas de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos grandes de 3 cm. Descasque, corte o alho ao meio e fatie cada metade em tirinhas. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, descarte as sementes e fatie cada metade em tirinhas.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de óleo, acrescente a cenoura e a cebola. Tempere com 1 pitada de sal e refogue por 3 minutos, até a cebola murchar levemente e a cenoura começar a cozinhar, mas sem perder a textura.
Junte o alho, o gengibre e a pimenta dedo-de-moça e refogue por 1 minuto para perfumar. Regue com ½ colher (sopa) de óleo, adicione o repolho, tempere com sal e refogue por 2 minutos, só até começar a murchar – não deixe cozinhar demais para manter a crocância das folhas.
Adicione os grãos de edamame e mexa por 1 minuto apenas para descongelar. Transfira os legumes para uma tigela e reserve. Apenas na hora de servir, finalize com as folhas de manjericão – elas escurecem em contato com o calor dos legumes.
OBS: Não precisa lavar a frigideira, passe apenas um papel toalha no fundo, pois ela vai ser usada no preparo do salmão.
PARA O SALMÃO
INGREDIENTES
4 tranches (postas) de salmão sem a pele (cerca de 500 g)
½ xícara (chá) de vinagre de arroz
¼ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de óleo
MODO DE PREPARO
Na jarra medidora, misture o vinagre com o shoyu, o mel e o amido – mexa bem para dissolver o amido. Reserve.
Volte a frigideira ao fogo alto. Quando estiver bem quente regue com 1 colher (sopa) de óleo. Disponha as tranches de salmão, com a lateral em contato com a frigideira. Deixe dourar por 3 minutos, vire com uma espátula e deixe dourar por mais 2 minutos. Ele não vai chegar ao ponto do cozimento nesta etapa, não deixe tempo a mais, ele vai terminar de cozinhar no molho.
Transfira o salmão dourado para uma travessa. Descarte o excesso de gordura da frigideira e volte ao fogo alto. Despeje a mistura de shoyu – ela vai borbulhar no início, mas depois começa a engrossar. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, até o molho engrossar e ficar brilhante – para verificar o ponto, raspe o fundo da frigideira com a espátula formando um caminho, o molho deve demorar para cobrir o fundo da panela novamente.
Volte o peixe para a frigideira, vá regando com o molho e cozinhe por um minuto. Sirva o peixe com os legumes e arroz perfumado.
Autor Panelinha
Tempo de preparo Pá-Pum
Serve Até 4 porções
Comentarios