Além de uma alimentação inteligente, treino regular, exames bioquímicos dentro da normalidade e uma boa hidratação, um dos principais pilares para o ganho de massa é o sono adequado. E não pensem que muitas horas de sono são suficientes. O ideal é que tenhamos um sono profundo e de qualidade, que proporcione o descanso ideal para o seu dia.
À noite, quando a luminosidade é menor, a glândula pineal começa o processo de conversão da serotonina (produzida ao longo do dia) em melatonina (hormônio que induz o início do sono). Assim, o GH (hormônio do crescimento e principal responsável pelo reparo físico) é liberado na corrente sanguínea por outra glândula chamada hipófise.
Seu nível é maior enquanto dormimos e ele induz o corpo a agrupar os aminoácidos consumidos para formar proteínas que compõem os músculos, promovendo a “criação” de tecidos e eliminando mais toxinas.
Além disso, poucas horas de sono alteram os níveis de cortisol, que é um hormônio catabólico, ou seja, acelera a perda de massa muscular.
Não está conseguindo dormir?
– Experimente consumir chás relaxantes antes de deitar como mulungu, camomila, melissa ou maracujá.
– Evite estimulantes do organismo como café e pré- treinos em geral após 18h.
– Lembre-se de que o melhor pré- treino é uma refeição adequada em carboidratos que promova acúmulo de glicogênio no seu organismo e gere energia para a sua demanda de atividade física.
– Evite o consumo excessivo de álcool no período noturno;
– Evite cochilos durante o dia;
– Evite refeições muito volumosas antes de dormir.
Por: Vivian Santos
Comments