Vitaminas e minerais: benefícios para a pele, unhas e cabelos
- Nutricionista Patricia Florêncio
- 11 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

Neste conteúdo iremos abordar:
1. Nutrição e estética 2. Celulite: Qual é o impacto dos nutrientes que consumimos? 3. Crescimento e qualidade das unhas: Qual a relação com a nutrição? 4. Cabelos: Quais os benefícios da nutrição?
Nutrição e estética
Atualmente, a relação entre a nutrição e a estética é um tema de interesse em constante crescimento. A beleza da pele, das unhas e dos cabelos sofre interferências, não só dos fatores externos, mas também das propriedades dos nutrientes e dos seus compostos bioativos dietéticos, tratando “de dentro para fora” e considerando os resultados estéticos como consequências do organismo mais equilibrado e bem nutrido.
No entanto, enquanto há uma maior procura por beleza e qualidade de vida, a alimentação das pessoas de todas as idades tende a piorar em todo o mundo, tornando-se pobre em muitos nutrientes. Assim, é cada vez mais necessário considerar a suplementação de nutrientes quando não se atinge as recomendações diárias apenas com a alimentação convencional, em associação com demais tratamentos, para uma vida mais saudável e, como consequência, favorecendo a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.
Celulite: Qual é o impacto dos nutrientes que consumimos?
Tanto a aparência quanto o funcionamento da pele são afetados por fatores internos e externos, estando suscetível a causas ambientais como: exposição à radiação UV, compostos tóxicos e alergênicos e também à predisposição genética, ao estado imune, hormonal, nutricional e ao estresse oxidativo.
As vitaminas e minerais oferecem diversos benefícios para a pele, principalmente na melhora das defesas antioxidantes contra os radicais livres e espécies reativas de oxigênio para garantir a sua estabilidade celular e tecidual.
Além disso, a deficiência de alguns nutrientes está associada a manifestações cutâneas como a pelagra e o escorbuto, além de outras, como as reações imunológicas causadas por alergias alimentares, com manifestações visíveis na pele.
A celulite, ou lipodistrofia ginoide, acomete em torno de 85% das mulheres com idade de 20 anos ou mais e resulta de uma série de eventos inflamatórios nos tecidos adiposos e subcutâneos. Pode ainda ser desencadeada e agravada por causas como:


Assim, para combater a celulite é ideal manter uma dieta pobre em carboidratos e rica em fibras e nutrientes que melhoram a flacidez e a vascularização da pele, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação dos tecidos adiposos e subcutâneos.

As evidências mostram que algumas condições, como a ”síndrome das unhas frágeis”, que atinge até 20% da população adulta, podem ser resultados até mesmo de deficiências nutricionais leves e pontuais. A deficiência de zinco e biotina, por exemplo, causa unhas quebradiças ou com crescimento muito lento.
Embora não existam estudos suficientes, conclui-se até o momento que as mesmas carências nutricionais que causam danos aos fios de cabelo, têm o mesmo efeito para as unhas conforme veremos no próximo tópico.
Cabelos: quais os benefícios da nutrição?
As células do folículo piloso capilar têm vários ciclos contínuos de crescimento, em constante renovação. Seu metabolismo demanda um suprimento adequado de energia e nutrientes, de forma que não podemos falar em saúde capilar sem focar em nutrição.

Os micronutrientes, incluindo vitaminas e minerais, são os principais elementos do ciclo folicular saudável e exercem funções de cofatores enzimáticos, substratos biológicos e até mesmo de hormônios. Quando existe carência de vitaminas, minerais, proteínas e ácidos graxos essenciais, os fios passam a apresentar anormalidades que podem ser estruturais e de pigmentação, podendo chegar à alopecia, ou perda do cabelo.

Concluímos assim que a nutrição, especialmente pela presença de vitaminas e minerais, feita de forma equilibrada e, se necessário, suplementada, é fundamental para a busca da beleza, saúde e qualidade da pele, das unhas e dos cabelos e deve estar presente nos tratamentos estéticos e de antienvelhecimento, agindo conjuntamente com o controle de fatores externos e produtos de aplicação tópica
Referências Bibliográficas:
1. Cruz P, et al. Nutrição e saúde dos cabelos: uma revisão. Advances in Nutritional Sciences. 2020;1(1):33-40. 2. Zanini Witt JSG, Schneider AP. Nutrição Estética: valorização do corpo e da beleza através do cuidado nutricional.Ciência & Saúde Coletiva. 2011;16(9):3909-16. 3. de Portugal Dias AMPS. Nutrição e a pele. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto,Porto 2008. 4. Vidal BAS, Moreira TR. Eficácia de nutrientes na prevenção e tratamento da lipodistrofia ginoide. Rev Bras Nutr Clin.2016;31(1):80 5. Addor F.A.S. Efeito da suplementação nutricional no fortalecimento e crescimento das lâminas ungueais. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 8, núm. 4, 2016, pp. 311-315. Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Commenti